“Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado.”
(William Shakespeare)
Durante a administração do Dr. Onofre Gosuen, em 1958, a Prefeitura Municipal doou uma área da, Fazenda “Pouso Alto”, para o funcionamento uma escola de Iniciação Agrícola. A gleba ficava próxima às imediações do Horto Florestal, no Bairro Miramontes, distante 16 Km do centro da cidade. Naquele mesmo ano, iniciou-se a construção das futuras instalações do referido estabelecimento, sob a custódia da Prefeitura Municipal.
A Escola de Iniciação Agrícola de Franca foi instalada em 26 de abril de 1963, recebeu a denominação de “Professor Carmelino Corrêa Júnior” em 11 de janeiro de 1966. A escolha do patrono da escola foi uma justa homenagem ao mestre Carmelino Corrêa Júnior, nome de projeção na vida escolar da cidade, lecionando durante anos no antigo Ginásio do Estado, atual E.E.”Torquato Caleiro”. Além de grande professor na área das ciências físicas, foi um notável historiador dos fatos ligados à Franca, divulgando trabalhos neste sentido. Um extraordinário cidadão, cuja vida serviu de modelo às gerações que educou em 33 anos de magistério.
Em 28 de fevereiro de 1969, teve início no Colégio Técnico Agrícola o Ensino Médio e Técnico na área Agrícola. A partir de 01 de janeiro de 1994, foi anexada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Desde então, vem passando por uma série de transformações e adequações, desenvolvendo um trabalho diferenciado para integrar-se nesse processo de mudanças, numa tentativa de acompanhar os avanços tecnológicos que o mundo moderno vivência. A escola pertenceu à Secretaria Estadual de Educação, transferiu para a Secretaria Estadual de Agricultura, retornou à Secretaria Estadual de Educação, passando após a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a partir do Decreto 37.735 de 27/10/1993 foi anexada ao Centro Estadual de Educação Tecnológico Paula Souza.
De 1996 à julho de 2004 a unidade escolar contou com a gestão de Maria Júlia Lemos Costa Bittar, que consolidou a gestão ao Centro Paula Souza, realizou adaptações em vários espaços da escola, visando a ampliação que passou a oferecer os cursos de Técnico em Administração Rural, Técnico em Curtimento e Técnico em Meio Ambiente. Finalizou a construção de dois blocos da residência escolar e reformas gerais, como a represa. Também iniciou a regularização da documentação das terras da escola junto a Prefeitura Municipal de Franca.
De Julho/2004 à julho/2012, a unidade de ensino foi administrada por César Roberto Guimarães, sendo nesta gestão que a escola teve a construção da quadra poliesportiva e da biblioteca, também a adaptação de um espaço para a implantação da fábrica de calçados, a qual seria utilizada para a implantação de um novo curso, no entanto não concretizado. Foram instalados os aparelhos de ar condicionado nos laboratórios de informática. E a escola pode contar com a ampliação do curso de Técnico em Cafeicultura e da modalidade do Etim de Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio.
De Julho/2012 à Janeiro/2021, a unidade de ensino foi administrada por Cláudio Ribeiro Sandoval, tendo nesta administração a ampliação do Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Biotecnologia e do Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Química e teve o início a implantação do Novotec Hibrído, em parceria com a SEDUC. No período da referida administração, foi construído o muro de divisa da escola, reforma dos alojamentos e cerca para o fechamento dos mesmos para controle de entrada e saída dos alunos residentes, implantação do monitoramento de câmeras.
De Fevereiro/2021 até o presente, Maria de Fátima Lespinassi Zeni está na gestão da unidade escolar. Neste período, a unidade escolar teve a implantação do M-Tec-N de Técnico em Agronegócio. Na infraestrutura, foi feito a modernização da rede lógica, instalação de novas câmeras e em todas as salas de aulas, e laboratórios, instalação de televisão, lousa branca, computador e internet cabeada, além de revitalização da pintura. No refeitório foi instalados ventiladores, repintura e montagem de um espaço para palestras e reuniões. Também foi realizado a adequação da cozinha da escola e reformas diversas. Na residência escolar foi instalado internet e disponibilizado aos alunos residentes e câmeras de segurança em toda área da residência escolar e um aprimoramento no controle de acesso a unidade escolar. Foram também feitas revisões nos veículos da unidade para sua utilização.
Atualmente, após 28 anos de gestão do Centro Paula Souza, esta escola tem procurado adaptar-se às constantes e rápidas transformações impostas por um novo tempo marcado pela tecnologia e globalização. Vive-se experiências jamais imaginadas. A escola vem procurando expandir seus interesses e metas preparando novas opções estruturando-se efetivamente como um centro difusor de conhecimentos e técnicas. A escola mantém uma cooperativa que é responsável pelo desenvolvimento dos projetos produtivos aplicando-se a teoria à prática. O currículo estruturado de forma que na Cooperativa-Escola o aluno, único cooperado participa na elaboração, execução e avaliação, desenvolvendo a criatividade, a responsabilidade e iniciativa. Enfim, a grande meta desta escola é inserir-se adequadamente, nas transformações tecnológicas através da atualização constante sintonizada com os acontecimentos mundiais, nacionais, estaduais e regionais do mercado de trabalho dos cursos ministrados na unidade escolar. Nosso objetivo fundamental embasa-se na oferta aos alunos de conhecimentos teóricos e práticos atualizados, capacitando e otimizando-os no exercício de sua profissão técnica, e na conquista de um cotidiano de qualidade com vistas na reformulação do País, propiciando seu desenvolvimento e permitindo alcançar o bem comum.
Hoje temos os seguintes cursos:
“Aprender a fazer e fazer para aprender e aprender”, tem sido o lema marcante do processo de ensino e aprendizagem.”